Página Inicial > Recolha de dados

O Projecto MERIDIUM Objectivos Resultados do Projecto Parceiros Equipa MERIDIUM FCSH/UNL Documentos Temas em Debate Eventos Boas Práticas Bibliografia Recolha de Dados Seminários de Divulgação

Notícias


Links úteis:


Contacto:




Recolha de Dados




Um dos objectivos da investigação a que o projecto MERIDIUM se propõe é o estudo da correlação entre as políticas linguísticas e educacionais e o desenvolvimento/difusão da percepção do multilinguismo e da diversidade linguística. Com esse fim, propomo-nos investigar em que medida percepção e atitudes variam de acordo com a idade de imigração - infância, idade adulta - e entre população local e população imigrante. Os dados serão recolhidos através de questionários e inquéritos para detectar, tanto em adultos como em crianças, a percepção dos benefícios das competências multilingues e identificar a tendência a considerá-las como um problema/recurso.

Os dois questionários serão aplicados em escolas públicas, nas áreas identificadas como áreas de maior intensidade dos fluxos imigrantes: Questionário A (alunos do 5º e 6ª ano de escolaridade) e Questionário B (pais/encarregados de educação desses alunos).


  • Questionário A [.pdf]


  • Questionário B [.pdf]


Conclusão da Recolha de Dados

A equipa MERIDIUM/FCSH aplicou durante o presente ano lectivo 316 questionários (A) a alunos de 17 turmas do 5º ano do Ensino Básico em Escolas Básicas 2,3 de três regiões de forte incidência de fluxos migratórios; Distrito de Lisboa, Distrito de Setúbal e Distrito de Faro. Foram ainda aplicados 316 questionários (B) a adultos, pais/ encarregados de educação dos alunos respondentes aos Questionário A. Os resultados da análise dos dados serão apresentados em seminários locais/nacionais a realizar durante os meses de Setembro e Outubro de 2011.




Copyright © 2010 MERIDIUM Center